quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Bratz - As Bratz estão de volta!

Mas que coisa Cammie, tu nunca postas sobre as Bratz? Pois é verdade, mas passando uns dias maravilhando as lindas bonecas dos primeiros anos deste milénio fez-me pensar o quão me arrependo de não ter dado o devido valor às bonecas quando pode... Eu tenho algumas e farei um post em breve a mostrá-las mas há tantas que gostava de ter tido, com aqueles lindos acessório e imensas roupas realistas. 

As Bratz tiveram uma queda de vendas a partir de 2007, tentaram regressar em força em 2010 mas não deu resultado, e o sucesso e popularidade das Monster High não ajudou. Ainda lá testaram as Bratzillaz para fazer competição mas a linha acabou sendo descontinuada com o insucesso de vendas. A linha principal, as Bratz foram deixadas em pausa para se renovarem aos novos gostos da nova década e deixaram de produzir novas bonecas durante uns dois anos, regressando então este ano com uma linha totalmente renovada. 


O objetivo da MGA desta vez é apostar no que tornou as Bratz uma linha popular e conseguiu ultrapassar as vendas da Barbie, algo que mais nenhuma boneca alguma vez fez. Isto incluí acessórios e roupas extras, além de visuais e vestuário moderno e desejável de ter em tamanho de pessoa. Pesquisem as primeiras Bratz e as roupas que se usava na altura, elas estavam realmente acima do que era a moda. As roupas eram feitas de tecidos o mais realista possíveis, os únicos acessórios de plástico era só a bijuteria, as bolsas eram sempre feitas de tecido, e traziam sempre roupas extras bem detalhadas e imensos acessórios que enchiam a caixa. 

Então o que é que a MGA quis fazer desta vez? Bem apostaram num look mais jovial no rosto das bonecas, olhos maiores e menos trabalhados. Jovial, quer dizer mais caricaturado, aumentaram também os pés para balançarem melhor as cabeças que ainda estão maiores... Uma aposta que pode dar jeito foi trazerem acessórios extras. A táctica engana pois grande parte dos acessórios ''extras'' são acessórios normais que bonecas do mesmo preço já trazem a usar (seja as Monster High ou as Ever After High), é uma tática enganadora mas algumas das bonecas trazem realmente acessórios a mais, o que é bom. Algo que infelizmente desiludiu-me foi o vestuário. Sim eu sei que há miúdas de onze anos a se vestirem usando um monte de cores e padrões, mas as Bratz têm 16 anos e deviam usar roupas realistas para a idade. Gostava que tivessem apostado nisso, roupas que apetece querer ter no nosso tamanho, aliás elas são ''The Only Girls with a Passion for Fashion''. Eu sinceramente não estou a ver ninguém da minha idade (tá eu tenho 18 mas é aproximado) a usar as roupas que ela usam, talvez só uma peça mas não o conjunto todo. Fez-me falta foi também s acessórios realistas, usando metalizados e tecidos  mas acho que nos dias de hoje isso já seria pedir de mais. 

Selfie Snaps 

Uma demonstração do que são as apostas da MGA em temas modernos, é... well... uma colecção com o tema de tirar selfies... Esquecendo isso, o que gosto nesta colecção é realmente os acessórios, gostei da inclusão de um telemóvel de duas capas que podem ser colocadas. A inclusão de chapéus de tecidos também é agradecida (só está a faltar na imagem o gorro azul da Cloe). Como podem ver as cores são bem fortes e é questionável o quão na moda estão os looks. Achei o mais realista o da Cloe com os tons pastéis e gostei do cabelo pintado de rosa, é uma cor bem bonita.





Study Abroad

Esta para mim é a minha colecção favorita por enquanto. É a que me relembra mais de colecções antigas, é também a que acho tem a melhor qualidade de roupas, basta ver pelas roupas da Sasha inspiradas no Reino Unido. Achei as roupas da Yasmin e da Raya até um pouco realistas, acho que consigo imaginar alguém a usá-las, e a Sasha até traz peças bem versáteis.  Acho que se comprasse algumas das novas bonecas seria desta colecção, com especial destaque para a Sasha. 
Yasmin - Brasil
Sasha - Inglaterra

Cloe - China


Jade - Russia


Raya - México

Snowkissed

Esta colecção é inspirada no que é para mim uma das melhores, senão a melhor, colecção das Bratz, Winter Wonderland. A ideia está aqui, roupas com pêlo, tecidos quentes, pormenores realistas nas roupas. Claro não traz a lindas bolsas de tecido com bonequinhos com veludo para pendurar, mas até traz alguns acessórios. Claro está a colecção seria bem boa se... adivinhem... as roupas não fossem tão infantis. Acho que a Yasmin é a que melhor escapa isto, a segunda roupa dela até tem cores bem realistas. Não sei qual foi a ideia da MGA especialmente com a roupa da Cloe, então com aquele tutu... Mas gostei de algumas peças, alguns dos casacos estão bem feitos realmente.



As embalagens remetem às antigas, seja no formato ou a disposição dos acessórios. Esqueci-me de mencionar mas quanto a articulação as bonecas tem o básico, juntas nos ombros e nas pernas, e ainda nos joelhos. Os braços em compensação são de um material maleável (tipo os das bonecas das Winx da Mattel mas ainda melhor).Não condeno a falta de articulação, as bonecas das Equestria Girls estão a vender muito bem e são poucas as que têm articulação. Articulação, embora privilegiada por colecionadores, não diz muito a crianças (à excepção da das pernas, odiava não conseguir sentar direito uma Barbie), e a verdade é que acaba sendo uma despesa que pode ser dispensada.


 Existem ainda várias colecções que já foram lançadas, como uma de pijama que também é bastante completa mas não encontrem imagens com lá muita boa qualidade, mas a colecção traz os bichinhos de estimação delas (o porco com asas da Cloe, o sapo da Yasmin, a gata da Jade e a coelha da Sasha). 

Gostava de saber o que acharam deste look renovado das Bratz? Acho que é bom ver as Bratz de novo no mercado, gosto da ideia de roupas extras que complementam o que é verdadeiramente uma Fashion Doll, e espero que a Mattel use essa iniciativa com as Monster High e as Ever After High.  Contudo não estou crente que vão ter grande sucesso, talvez pelo valor nostálgico de alguns, mas não sei quanto à nova geração de compradores.... Quer dizer, até falo de bonecas em geral, pelo menos noto cada vez que os brinquedos menos se vendem em Portugal e estão cada vez mais a serem trocados pelas novas tecnologias. Tirando os Legos, acho que ainda cada vez mais vendem melhor, mas bonecas nem por isso. 

5 comentários:

  1. Ai Cammie, as Bratz voltaram!! Apesar de nunca ter escolhido as Bratz em 1º lugar ademito que gostava emenso das Bratz, lembro-me de que tive a Sasha numa linha da escola umas 5 vezes só por causa dos acessórios e uma Yasmim e Cloe da linha dos desportos. Os acessórios são o melhor. Acho que as bonecas estão giras, mas não acho que façam recordes de vendas, já estão muito apagadas para as crianças pequenas, e as crianças agora gostam mais de tablets e smartphones, daqui a alguns anos são novamente paradas por algum tempo se continuar a ser assim, e agora o que vende é Barbie,MH,EAH e princesas Disney.

    ResponderEliminar
  2. Bem particularmente eu estranhei-as no início me desconfortava esses moldes de cabeça e pés grandes e corpo pequeno,embora eu tenha vivido na geração antiga das bratz gostava desse molde só em Littlest Pet Shop rsrs.
    Estou feliz pela volta delas.Estes dias entrei no website e estava escrito que elas iriam passar por uma mudança e o website abriria em breve, gostei então pesquisei e estava criando minhas expectativas para grandes corpos esbeltos e uma diminuição na boca (algo parecido com as mooxie teenz).No outro dia a noite estava pronto para desenhá-las do jeito que eu esperava e surtei quando vi uma foto delas totalmente ao contrário das minhas expectativas, porém agora amadureci a minha opinião e já estou com uma visão diferente, assim como você percebi que estão com roupas bem mais fashions e realista embora tenha viajado na combinação de cores.
    Sobre a Selfie Snaps, bem não gostei muito não, entristeci quando nos apresentaram está coleção como as novas bratz, elas estão infantis e neons totalmente ridículas! claro que agora que vi esta foto do post gostei bastante dos acessórios(tem até capa para telemóvel!) minha preferida foi a Chloe.
    A coleção Study Abroad está muito linda e podia ser o foco das Bratz: viagens.A inclusão de vários acessórios está perfeita e as trocas de roupa estão um pouco simples mais bastante realista, só me decepcionei que as roupas não estão nem um pouco típicas, quer dizer, tenho certeza que na Rússia, China e Inglaterra não usam estas roupas nós pensamos que é desse jeito mais ninguém usa esses chapéus e bolsas só um turista que está querendo ser engraçado, porém o que mais me decepcionou foi Yasmin no Brasil: sempre desejei que alguma boneca viesse para cá, já teve a Pinkie Copper mais só foi um episódio da websérie, bem agora uma bratz recebeu uma boneca sobre o tema mais essas roupas não são nem um pouco típicas era bem melhor se ela usasse um biquini ou uma regata e shorts que além de ser uma roupa típica acredito ser essa a visão de nós pelos outros.Voltando a linha gostei da grande quantidade de acessórios e a qualidade das roupas assim como você adorei a Sasha.
    Snowkissed
    Adorei a variação tribal da linha e as calças de moletom, o pelo na roupa ficou super legal não creio que estão usando tecidos extintos(como monster high que usa plastico para representar pelo), sobre as dolls, realmente elas estão bem infantis assim como na Selfie Snaps, uma coisa que gostei foi a cor das roupas que moderam entre tons frios e cores mais realistas com um ar de escuro mais deixo um destaque para os Cardigans que ficaram super realista, porém senti ausência de cachecóis que poderiam colocar na Sasha se ela tivesse uma boneca.Odiei a Chloe ela usa um cropped e um tutu o que contradizem o frio! minha favorita foi a Jade que misturou o cardigan com bastante pelo, porém preferi os acessórios da Yasmin.
    (comentário muito grande) continua...

    ResponderEliminar
  3. (continuação comentário anterior...)
    Gostei das embalagens coloridas mais gostaria de uma artwork para cada linha.
    Referente as personagens, gostei que a turma original continuou e que renovaram a Raya deixando-a mais bronzeada, porém estou sentindo falta da meygan que por coincidência é minha personagem favorita(eu amo ruivas!).
    No nível das bonecas achei a qualidade boa, são feitas de um material comum mas parecem ser resistentes gostaria de mais pontos de articulação mais esses estão bons demais!
    As roupas e acessórios estão bem feitos e bem pintados a seleção deles é boa e creio que será possível criar diversas combinações com as trocas de roupa,por enquanto a MGA está indo em um caminho certo e criativo.
    Sobre as vendas, creio que eles conseguiram alcançar uma posição alta um pouco acima das Equestria Girls por que pelo menos aqui as vendas delas são regulares, mais se compararmos os anos passados das bratz o caminho delas não será muito bom e caíram em esquecimento ou falta de ideia, porém elas estão sendo bem divulgadas, famosos dolls youtubers como clawdeena9, Mommy and Gracie Show e My Froggy Stuff já fizeram reviews e aprovaram então acho que nas regiões dos EUA vão ser bem prestigiados.
    Em um total eu aprovo a mudança das bratz, elas estão com trajes lindos e realistas além de uma enorme quantidade de acessórios muito bem feitos, eles conseguiram elevar a um novo patamar onde antes eu só gostava da Chloe e Jade e agora estou apaixonado pela Sasha, então eles reformularam todas elas e conseguiram deixa-las cheia de atitude e com propostas super criativas espero agora uma websérie ou filmes, eles podiam apostar no netflix assim como a mattel não é?

    ResponderEliminar
  4. Minha querida, nunca viste ninguém com as roupas das Bratz porque as adolescentes de hoje em dia só se veste à Puta... Já as Bratz tão vestidas ao contrario das porcas da sociedade...

    ResponderEliminar