segunda-feira, 14 de abril de 2014

Opinião - A culpa não é das bonecas...

Existe um tópico que eu queria falar aqui no blogue, algo que penso quando leio certos artigos, e atendendo que não tenho postado muito, não tem havido notícias e andam spoilers á solta de HTTYD2 no Tumblr, então decidi que bem podia fazer este post.

O assunto é sério. Em dezenas de blogues e sites há sempre artigos relacionados com bonecas, e não pela positiva. Estes entendidos defendem muito a sua visão que grande parte de bonecas (Fashion Dolls) não são adequadas a crianças.  Isto pois crêem que tais bonecas levaram uma menina a só pensar no seu corpo, a comparar-se ás bonecas e querer ser como elas. Acabam culpando que as bonecas sejam a culpa de futuros distúrbios alimentares, dietas malucas. No fim de contas serem maus exemplos.

Maus exemplos dizem eles, bonecas são maus exemplos...

Barbie; Ever After High; Monster High; Bratz; Winx Club; W.i.t.c.h.; Lil' Bratz; Polly Pocket; Lalaloopsy; Barbie Mini b.


É incrível que haja esta ideia, especialmente quando grande parte destas bonecas celebram temas que de facto são óptimos exemplos a qualquer criança, (tá eu não vejo muito nas Bratz para além de moda, e o nome nunca ajudou muito).
A clássica Barbie, rainha das bonecas desde 1959 teve fases em décadas anteriores que talvez a Mattel não fizesse as escolhas mais sensatas, mas ela inspirou sempre que qualquer menina podia ser o que ela quisesse, mesmo numa época em que ainda muitos mulheres nem trabalhavam. Sim, a Barbie usa quilos de rosa, tem centenas de colecções ligadas á moda  e acabou sendo uma caricatura de alguém que só pensa na sua imagem em mais nada.  Contudo parece que se esquecem que a Barbie já representou mais de uma centena de profissões, desde as mais simples, até algumas menos comuns. A Barbie foi astronauta antes que qualquer outra mulher. Mulher de negócios, militar, paleontóloga (<3 ), arquitecta, e muito mais. A Barbie tanto pode estar a escavar fósseis de dinossauros como pode ser uma princesa.
Contudo sofre sempre críticas pelo seu corpo não ser realista, nem ter uma anatomia correcta. Sim porque estas pessoas que defendem que as bonecas valorizam demasiado o corpo, acabam dando atenção somente ao corpo e não ás centenas de profissões da Barbie. Curioso, não é?
O mais curioso é que levam a acreditar que a culpa de muitos problemas de confiança com o seu corpo e a causa de dietas malucas e anorexia de adolescentes é o desejo de desde criança de querer um dia ser como a Barbie e ao verem que tal é impossível, começam a ficar paranóicas... Eu sempre verem isto como uma forma simples de meter as culpas numa boneca de plástico, que teoricamente não se pode defender do que culpar as grandes indústrias da moda. Mas antes disso vem me sempre a questão de porque raio alguém tem o desejo maluco de querer ficar igual a uma boneca, é que uma boneca é feita de plástico, se ainda fosse uma pessoa verdadeira (e mesmo assim não é razão para dietas malucas).

Por causa disto tudo, e que acredito que a Mattel já deve estar farta de ler reclamações de mães e pais, decidiu criar um projecto, The Barbie Project  com o objectivo de provar o que realmente vale na Barbie, e mostrar o que realmente uma criança vê nela. Pelo menos para mim foi sempre um meio de brincar, de criar história e usá-la como protagonista. Nunca na minha vida olhei para o corpo da Barbie nem reparei em nada do género. Quando prestei atenção foi após ler algumas criticas. Uma criança nunca vai dar atenção ao corpo duma boneca a menos que alguém realce isso. 


As Monster High apesar dos seus quase quatro anos de idade, já sofrem críticas, especialmente perto da altura de Natal ou quando fazem algum recorde de vendas. Eu já li cada coisa... Muitos reclamam da anatomia delas. É irrealista e pode levar a miúdas quererem ser como elas o que acabara em anorexia... Primeiro, acho que o próprio nome  Monster High já indica que não são humanas. Os monstros teoricamente falando são fruto da imaginação das pessoas, então como podemos pedir realismo? O corpo das Monster High é muito magrinho, quase pele e ossos, mas sabem que mais? Fica bem numa certa maneira estética e artística, e aliás dá mais a ideia de mortos-vivos. Se compararmos as Ever After High têm o corpo com mais ''carne'', com curvas e tudo. Eu acho que o que complica é o tamanho da cabeça em relação ao corpo. Se tivessem a cabeça proporcional não iam parecer tão magras. Outra coisa que as Monster High sofrem são críticas ao vestuário. Que usam roupas demasiado atractivas e não apropriadas e só usam saltos. Eu sei que muitas das bonecas usam saias curtas e nada mais por baixo. Algo que a Mattel tem evitado com as Ever After High (nas basics só uma sem nada e outra com meias).  Eu própria não gosto disso, mas não nesse ponto de vista. Mais porque dá um aspecto incompleto ao vestuário e também porque gosto de variedade de peças.  Acho que há uma grande falta de leggins e calças. Mas por vezes esquecem-se que quanto mais tecido maiores são os custos. Se não houvesse custos as bonecas até viriam com roupa interior. E quanto aos saltos, que sinceramente não sei que mal têm, ainda por cima a Mattel coloca tanto pormenor do ponto de vista artístico neles... E depois eu gostava de saber se realmente alguma miúda se vai vestir assim. Se se vestir é no sentido da brincadeira. Talvez queira ir para a escola assim, mas é responsabilidade dos pais deixar ou não. E depois há os que defendem que quando forem mais velhas só vão estar interessadas na sua imagem, em vestir-se impropriamente e pensar só em rapazes. Se isso acontecer então a culpa não foi das bonecas de certeza. A culpa será de pessoas verdadeiras que elas querem imitar, de séries que vêem ou porque os pais nunca disseram não a um conjunto de roupa. Uma miúda na maior parte dos casos deixa de comprar bonecas depois dez anos. Depois disso interessasse noutras coisas. Não são bonecas que ela brincava com sete anos que vão afectar quem ela é aos 14. Uma boneca só por si não o faz.

E juro que me irrita aquelas pessoas que não se informam devidamente sobre as bonecas. É que acusam tanto a imagem e depois não ligam ao que a marca defende nem ás personalidades das personagens. Quer dizer, não se deve nunca julgar um livro pela sua capa não é?. É que por vezes parece que importa mais se a boneca da Frankie usa uma saia curta do que ela ser das personagens com uma personalidade tão forte, que defende causas, que quer mudanças para o melhor, que defende que não são as nossas falhas nem defeitos que importam mas sim quem somos. Que ninguém é realmente um monstro. É incrível não é. 

Por vezes acho que decidem usar as bonecas como bodes expiatórios. Em vez de certos pais aceitarem o facto de não terem tomado a devida atenção com os seu filhos quando eram crianças, ter tornando os seus filhos nos adolescentes que não queriam que se tornassem. E claro, tal como os bodes, é mais fácil colocar as culpas numa boneca que não tem vida do que em si mesmos e noutras pessoas e nos media. 


Depois há quem crie ou queria criar uma linha de bonecas com proporções mais realistas e normais, porque é sempre bom haver bonecas com uma anatomia correcta.  Eu não discordo que é bom haver bonecas de todos os tamanhos e feitios. Eu sou daquelas pessoas que gostava muito que a Mattel fizesse alguma personagem mais rechonchuda nas Monster High. Uma personagem lançada poucas vezes talvez, pois as roupas não seriam compatíveis, mas que ao menos existisse. As Ever After High ao menos estão a trabalhar na diferença de alturas. Nickolay Lamm criou uma tão conhecida Barbie com proporções mais correctas, que não sei porquê mas é meia esquisita, tem o pescoço muito curto, sei lá. Também está a criar uma linha de bonecas, mas sim terá vários tipos de corpo e as bonecas gostaram de coisas que não sejam estereótipos para meninas, mas e... é isso. 


E personalidade? Eu estou a escrever um livro e desde pequena que crio personagens. Por exemplo no meu livro tem uma personagem, a Angélica, que é dura, agressiva e jamais uma donzela que precisa de ser salva e vestes-se com um estilo mais punk. Mas é só isso? É como deitar os legumes numa panela, mas não é com isso que se faz uma sopa. Eu tive de interligar tudo nela, dar razões e não criar uma personagem de só uma faceta. É preciso equilibrar tanta agressividade com um certo carinho e compreensão. É como um herói de uma história, os que mais gostamos são sempre o que não são só o típico herói. Por isso passo imenso tempo trabalhando no protagonista, Daniel. É um herói corajoso, bondoso, atento, justo mas e razões? Defeitos? É por isso que demora criá-lo. É uma personagem difícil, que vive na sombra dos seus segredos, tem receios, medos que interferem na sua coragem e que tem uma grande dificuldade em perdoar, em esquecer. Por isso é que acho que há sempre estas pessoas que pensam que só querendo será a chave do sucesso...

Tenho dezasseis anos, faço dezassete daqui a uns dias e nunca na minha vida bonecas afectaram-me. De todas as bonecas que tenho nunca olhei para elas e pensei que queria ser como elas. Nunca fiz nada de estúpido nem me vesti igual a uma boneca. Não me lembro de alguma vez os meus pais dizerem que achavam uma boneca inadequada. Eu e a minha irmã crescemos perfeitamente bem mesmo tendo bonecas. Ela cuida mais da imagem do que eu, e isso só prova como não foi as bonecas que criaram esses traços. Ela liga mais ás coisas típicas de adolescentes enquanto eu estou a fazer o que não é tão típico. Por mais que coleccionemos e tenhamos brincado com bonecas não deixamos de adorar outras coisas. Adoramos Star Wars, How to Train Yor Dragon, super-heróis, damos atenção á colecção de carros, barcos e aviões do nosso pai e sabemos factos deles, coisas que não são rosas nem estereótipos. Brincámos no quintal, subíamos a árvores, encontrávamos formigueiros e nunca as bonecas nos prenderam a estereótipos de meninas.

Talvez eu e a minha irmã nunca nos prendemos aquelas brincadeiras de fazer-se de mamã, de usar as bonecas para fazer história de idas ás compras e falar de rapazes. Talvez tenhamos sido mais criativas e usado a nossa imaginação, mas não acho que seja só esse o motivo. Eu acho que há muitos adultos que passam mais tempo a criticar, a pensar demasiado em coisas que as próprias crianças não vêem do que preocuparem-se realmente se isso importa e darem atenção aos filhos e se estão com problemas na escola, e evitar qualquer falta de auto-estima. 

Nada é culpa de bonecas. Uma boneca só por si não afecta. É a maneira de brincar e de as ver que afecta. Talvez a culpa de problemas não seja os brinquedos que se brincava em criança mas as pessoas em si que se encontra todos os dias e que nos afectam.


Eu gostava que vocês dessem a vossa opinião sobre o assunto comentando. Vou querer responder aos vossos comentários. Queria que fosse desses posts em que se discutisse o assunto e víssemos opiniões :)


18 comentários:

  1. ótimo post,cammie,concordo com tudo que disse,acho totalmente desnecessario culpar Bonecas por coisas que a sociedade impoe em uma menina o corpo da mulher é sempre muito reprimido na sociedade que acabam colocando a culpa em pobres bonecas de plastico,mas o estranho é que nunca culpam os filmes,as revistas e essas coisas,na maioria das vezes,as crianças/adolescentes crescem com a ideia de ''para de comer isso,voce vai ser gorda'' ''gorda desse jeito não vai ter namorado'',e tbm essas agencias de modelos que insistem em as meninas serem magras demais.
    tal como você disse,a criança esta mais preocupada em brincar com a boneca e se divertir,não em querer ser como ela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Nunca vejo revistas nem sites a criticar a roupa de uma actriz ou cantora. Quando o fazem é no sentido de gozar. Mais depressa valorizam uma certa atitude e ousadia, e depois de uma miúda as imita então põem a culpa na bonecas que ela tem...

      Eliminar
  2. Que nem um vídeo que vi na Youtube...MH não era de Deus...alguma coisa que falaram...
    fico até triste....Mas MH é para ensinar que mesmo diferente somos especiais ! Iguais aos monstros não sentido não literal!
    Ótimo post :3
    Até mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também era algo que eu queria ter falado mas não achei que ia muito dentro do tema. Li num site que dizia que as Monster High era possuídas, promoviam certas ceitas esquisitas que valorizavam o Diabo, e sei lá mais uma tontices. Mas como não sou das pessoas mais religiosas não quis falar muito disso, mas sinceramente...
      :)

      Eliminar
  3. Concordo com vc Cammie parabéns, a anoooos atrás quando eu ainda brincava com as minhas bonecas eu NUNCA mencionei o corpo delas ou quis ser elas.
    Na minha opinião a Barbie é super feminista e super lutadora, mesmo ela usando kilos de rosa a história da Barbie é super legal. As Monster High são Monstros não tem nem o que falar.
    Mais uma vez parabéns Cammie, ótimo poste (y)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinceramente não me lembro de alguma vez ter olhado atentamente para o corpo duma boneca. Era pegar, despir e colocar outra roupa e continuar a brincar.
      Faz-me pena que há pessoas que só vêem na Barbie um exemplo de uma loira que só pensa na imagem e nada mais. Eu cá sempre vi uma jovem adulta que apesar de adorar a moda, é um exemplo de uma mulher trabalhadora, feminista e que também toma cuidado das suas irmãs como fosse uma mãe para elas.

      Eliminar
  4. Cammie, sinceramente concordo com isso. As bonecas não têm culpa, elas são de plástico, mesmo tendo uma boca (que por em é pintada) elas não tem cordas focais e não se podem defender. Gosto muito de bonecas e brincar com elas, mas nunca quis me transformar numa. Sim as bonecas têm corpinhos e carinhas bonitas, mas não precisamos nem devemos ficar parecidas com elas, porque elas não são baseadas em pessoas reais, logo não existe ninguém que nascesse com um corpinho igual ao delas e muito menos com uma cara igual. Devemos ser como somos, não estou a dizer que preocupar um bocadinho com a roupa que escolhemos ou com a nossa aparência, porque eu própria o faço, mas também ser igual a uma modelo, uma boneca ou sei lá o que e exagero. O importante é sentirmo-nos bem com nós próprias e estar á vontade com o que usamos e com o que temos. E se á raparigas que assim que vêm uma roupa nova ou uma cantora, uma atriz,..., com algo novo e o querem no seu guarda-roupa só para ficar iguais a elas é porque foram demasiado mimadas, porque se preocupam demais com a aparência e na opinião dos outros, a culpa é toda das revistas e das series que vêm, que só ensinam que o importante é a aparência o resto não interessa. As bonecas não têm culpa nenhuma, elas foram feitas para as crianças (principalmente) brincarem. A barbie como tu dizes usa quilos de rosa e coisas assim, mas no fundo ela já teve montes de profissões e serve para as raparigas aprenderem que podem ser o que quiserem e não para se vestir como sei lá o quê e usar montes de maquilhagem. As EAH serem para ensinar que tu (as crianças) podem seguir o caminho que quiserem não és obrigada a seguir o caminho que querem que tu faças mas sim o que tu queres fazer. As MH servem para ensinar de não deves ser igual aos outros, que deves ser original, que deves ser tu mesma. Por isso não venham culpar as bonecas, porque eu tenho 12 anos e brinco com bonecas e elas não mudaram nada em mim, a não ser o facto de ser eu mesma. Por exemplo eu tenho uma amiga que é muito magrinha e ela achasse uma baleia, então ela deixou de comer para ficar ainda mais magra só para agradar ao rapaz de que gosta, no inverno passa frio porque não quer vestir um casaco ou roupa quentinha só para ficar na moda, ela faz isto tudo só para ser igual ás outras e usar a roupa não sei das quantas d a marca não sei das quantas. As pessoas só criticam as bonecas porque não sabem o que elas servem na realidade e não sabem a historia ou a personalidade de uma boneca, simplesmente ligam á aparência dela e depois acontece o que nós vemos. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Muitas destas pessoas que criticam nunca viram nem procuraram sobre o que cada boneca promove. Nunca procuram assistir a episódios nem nada. Também pensam que todas as personagens têm a mesma personalidade...

      Eliminar
  5. Concordo totalmente, que culpa tem uma boneca das atitudes de uma menina.Isso é a mesma coisa que dizer que uma pessoas se tornou criminosa por causa do carrinhos e das bonecas com que brincava em criança , ou que aquelas meninas que passam a vida a embirrar com os outros ,a maquilhar-se e a falar de rapazes são assim por causa das bonecas da infancia.
    Sinceramente não sei quem se lembra de ir acusar as bonecas destes comportamentos, as meninas tem estes comportamentos pq foram educadas assim ou então pq estão a receber exemplos de alguém .
    Eu sempre tive (e tenho) bonecas e nunca quis ser como elas, nem eu nem nenhuma das minhas amigas foi influenciada pelas bonecas .Isso é só uma desculpa para o comportamento errado das meninas.Eu acho que as pessoas devem ser conforme a sua maneira de ser e não como uma boneca sem vida. Essa é a minha opinião não quero ofender ninguém,cammie concordas comigo??

    BY:Katy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço raparigas que tiveram várias bonecas e cresceram perfeitamente. As que são mais influenciadas por famosas e por outras raparigas normalmente até costumam ser aquelas que ligavam menos para bonecas e para brincar, ou que têm aquela etapa de ódio a bonecas...

      Eliminar
  6. Nada a ver mesmo cara, tipo, a Barbie sempre nos incentiva a tudo de bom, inclusive ter uma alimentação saudável! Não conheço uma criança que tenha pensamentos inúteis em relação ao corpo. Isso é bobagem de pessoas incultas :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que tem graça, eu leio tanto sobre bonecas serem mais exemplos, mas nunca vi ninguém a mostrar um exemplo concreto de uma criança que tenha sido mal influenciada por uma boneca. É incrível...

      Eliminar
  7. Acho realmente bom que estejas a responder a tudo :)

    ResponderEliminar
  8. É estranho querer ser a Barbie ela é muito bonita é é sim mas querer ser igual a ela é muito dificil pois ela é loira ela é uma personagem de computador e boneca então ser igual a ela não dá você pode ser magra mas não acha quer ser igual a Barbie faz a dieta louca e fica se achando é meio estranho já varias barbies e nunca quis ser como elas

    ResponderEliminar
  9. camiie eu sei que não tem nada a ver ... mais tipo varias pessoas deram confirmação de qual era o sapato da holly o'hair ... e lançou as de coleção da festa do chá ... e a apple tem aquele sapato ... fiquei um pouco triste ... será que vai demorar muito para as irmãs o'hair ... tipo achei que a essa altura do campeonato já estivesse a vender a lizzie hearts ... mas até agora nada ...
    Espero que as dools dela sejam logo lançadas ... e também da duquesa swan ... pois sabe a historia do Hunter e ashyllnn gira em torno dela !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso foram revelados os sapatos da Holly, Poppy e Lizzie.
      Sapatos da Lizzie:
      https://24.media.tumblr.com/72a6ea00292a464c4148edda33d0cdec/tumblr_n2s83nSCRL1rosg0bo1_1280.jpg
      Sapatos da Poppy
      https://24.media.tumblr.com/c8b658e35a961bf15a17f8e7903adf30/tumblr_n2s83nSCRL1rosg0bo3_1280.jpg
      Sapatos da Holly (julgando pelo salto que parece uma torre e as tranças)
      http://img-fotki.yandex.ru/get/9257/26467416.9d/0_841ac_c96b5218_orig

      Também esperava que já houvesse sinais da Lizzie, mas pelos vistos a Lizzie e as irmãs O'Hair só serão lançadas em Junho/Julho. A Duchess Swan acredito que só será lançada em Novembro.

      Eliminar
  10. Cammie, uma menina querer ser como uma bonerca deve ser normal para garotas solitárias, e que não tem muitas obrigações, e assim acabam a pensar "poxa, e se eu fingisse que aquela boneca sou eu? Eu vou ser popular, aquela é minha melhor amiga e aquele é meu namorado" e assim se baseia em algo que não aconteceu, tenta realizar a fantasia mas não consegue, e apos tenta se vestir como elas, a fazer dieta, mas a culpa não é delas, eu e minha irmã srmpre brincamos de LPS, nesras brincadeiras cavalo marinho namora com cachorro e tem um filho pinguim, e nos nunca tivemos esperança wue acontecesse, eu e meus amigos fingimos set guardiões da natureza, e nunca tivemos obsecação nisto, a culpa não é das bonecas, pous se fosse, as crianças de hoje em dia não pensariam em,engravidar aos 11 anos, seriam doces, bonecas não influenciam, ningem, fazem por que querem

    ResponderEliminar
  11. isso é mesmo serio as pessoas tem que perceber que a culpa nao é das bonecas.eu mesma quando era pequena deixava de comer porque falava que ia ter o corpo da barbie mas eu vi que nao era saudavel e agora eu como bem

    ResponderEliminar