domingo, 18 de maio de 2014

Livro - Ever After High: Quem é Mais Rebelde do que Eu?

Uma coisa que sempre critiquei com os livros das Monster High aqui em Portugal foi o lançamento tardio. A editora responsável por lançar os livros da Lisi Harrison não era uma editora popular e demorava um ano para lançar cada um, ou seja quando lançaram o segundo livro a série já estava a terminar. E depois pelo que pareceu foi á falência. E os livros da Gitty também demoraram a serem lançados cá, mas com as Ever After High, a editora booksmile é mesmo rápida, com uma óptima tradução e qualidade nos livros. E fiquei contente ao ver que o segundo livro foi lançado pouco mais de um mês.



No ano passado falei do primeiro livro, que gostei mesmo muito, e podem ler aqui  . Falando inicialmente da capa do livrom acho bem bonita, contudo acho que a do primeiro realce um pouco mais. A segunda tem um aspecto mais sombrio, contudo não achei o livro mais sombrio que o primeiro, mais pelo contrário. Mas acho que gosto mais da imagem do segundo, parece ter mais pormenor e a cena recriada está mesmo muito bonita, e muito fiél ao que é descrito no livro. Um pormenor é que enquanto no primeiro tem as protagonistas, a Cerise e a Ashlynn não o são. A Cerise tem uns capítulos iniciais a focar nela, mas a Ashlynn só é mencionada meia dúzia de vezes, por exemplo a Holly tem tantas falas quanto ela, mas tudo bem. O livro matem a gracinha das páginas coloridas e os capítulos especiais em que a Madeline fala com o narrador. Quem gosta de ter os livros na prateleira também deve gostar que os da mesma colecção encaixem as lombadas. Não é bem o que acontece aqui. Mudaram ligeiramente, mas é muito melhor do que a Contraponto fez de mudar a direcção do texto.  Quanto ás páginas o primeiro livro tinha 308, o segundo tem 326, mas tem um tamanho de letra um pouco grandinho e facilita a leitura.

Quanto ás história, o livro começa precisamente após Legacy Day. A primeiro capítulo é uma versão mais elaborado do episódio da luta de comida. O que gosto é que amplia o episódio e mostra mais personagens (a Kitty não foi a que iniciou a luta aqui). Basicamente todas as personagens conhecidas faziam parte do confronto de Royals contra Rebels. Depois temos os preparativos para o Dia d'Outrora (nome giro), um dia em que os alunos visitam personagens que já terminaram a sua história. A Raven (que já sabe do segredo da Cerise, da mesma maneira dos episódios) vai com ela visitar a mãe dela, visto que ela quer saber mais sobre mudar o seu destino. É nos conhecido a história dos pais da Cerise, em que o pai não tinha muito jeito e a mãe divertia-se com ele ao longo do caminho, e na hora que vinha o pai do Hunter para matar o lobo (o pai da Cerise pode ficar humano ou completamente num lobo ou num intermédio) mas a mãe que gostava dele usou uma bombinha de fumo para conseguir despistá-lo e que o lobo fugisse. Depois casaram-se em Wonderland em segredo. Estes capítulos mostram a amizade da Cerise e da Raven. 

Depois começa a história em si. Numa brincadeira dos alunos numa espécie de arquivo de objectos mágicos, a Madeline sem querer, na sua inocência, apanha um unicórnio de vidro, e ele depois parte-se, sobre o olhar do alunos e dos professor, o terrível  Jabberwocky (aquele monstro-dragão de Wonderland) liberta-se e foge. Sendo uma ameaça para a terra de Ever After, a Madeline é considerada culpada e será exilada para a Terra do Nunca, nunca mais podendo regressar. Então a Raven com a ajuda da Apple vão numa missão para encontrar objectos para fazer um feitiço com a ajuda discreta da Rainha Má. É claro que tudo corre bem mas o Jabberwocky continua á solta, e ele agora que quer a sua casa de volta, quer tornar Ever After em Wonderland, mas para isso precisará da gente de Wonderland que viu (a chapeleira, a gata e a rainha), ou seja o livro termina deixando-nos preocupadas com o que o Jabberwocky fará com a Madeline, a Lizzie e a Kitty. 

Preferi o primeiro ao segundo, talvez porque com Legacy Day a história é mais séria e faz-nos ficar desejosos pelo fim para saber a escolha da Raven, e pronto é o inicio e tem mais cenas de aulas e isso foi algo que faltou aqui, pelo menos eu apesar de gostar das cenas da Raven e da Apple, sinto a falta das cenas em que é mencionado os alunos que já conhecemos.  Quanto a personagens, o livro apresenta-nos o Nathan Nutcracker (filho do quebra-nozes), a Faybelle Thorn (filha da Fada Má da Bela Adormecida, é Royal e não gosta nada da Raven nem da mãe dela, que meteu-se na história da mãe dela. Ela tem cabelo azul escuro e é chefe-de claque.), temos a Ginger Bread (filha da bruxa do Hansel e Gretel, parece ser Rebel, é simpática e adora fazer bolos e doces para os seus amigos), a Darling Charming já tinha sido mencionada no outro, mas é dito que ela é irmã gémea do Dexter, tem cabelo loiro claro, um leque e a sua beleza tem o poder de parar o tempo (sabem quando aparece uma rapariga bonita nos filmes e a cena fica lenta). Acho que é isto.

Últimas leituras

Fico desejosa de ler o terceiro livro, e último infelizmente. O primeiro livro da próxima série já foi anunciado, que focará na Duchess e na Lizzie, parceiras de quarto, não sei é se serão mais infantis ou não, mas espero que tenham o nível de qualidade destes que são mesmo muito bons. Se tiverem alguma pergunta, perguntem! 

13 comentários:

  1. Ainda bem que já tenho o livro(eu ainda não o li pois estou a acabar Harry potter e a ordem da fénix).Só uma pergunta:para fazer parceria com o teu blog e na pagina que diz
    "parcerias"?E que eu já pus la.

    ResponderEliminar
  2. Nenhum dos livros chegou ao brasil ainda :( mas enquanto fico na espera,eu gosto de ler resenhas e opiniões de outros leitores,mas é sério que o proximo será o ultimo ?mas tão cedo ? :c
    Já que o livro é tão bom quanto dizem ser,deviam fazer algo maior pra se focar um pouco mais nos outros personagens :C

    ResponderEliminar
  3. Oi, Cammie! Aqui é a Mayara do BlooMayS. Desculpa o incomodo, mas você poderia me ajudar com uma pesquisa de um trabalho sobre os pratos típicos de Portugal. Poderia falar um pouco sobre? Não necessariamente aqui no blog, mas poderia ser no Tumblr- Maylovecartoons.tumblr.com

    Por favor, poderia responder o mais rápido possível? Obrigada ^_^
    bjs<3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cammie, me desculpa o comentário sem noção (como se eu estivesse "pedindo um trabalho"), eu estava na escola e meus amigos me pediram para por isso.
      Enfim, o que eu realmente quero é entrevistá-la, sobre seu país, entende? ^_^ Para um trabalho de pesquisa, acho que seria uma experiência interessante, o que acha?
      beijos...

      Eliminar
    2. Acho que seria interessante, mandei-te por ask no tumblr as comidas típicas de Portugal, mas se quiseres fazer uma entrevista então manda aqui por comentário as perguntas e eu respondo. Diz me só é a data de entrega do trabalho está bem :)

      Eliminar
    3. Oi, Cammie. Eu não recebi a ask, você poderia reenviar? ^_^
      Obrigada.
      beijos.

      Eliminar
    4. Cammie, não recebi a Ask :/
      Eu tenho outras redes sociais para contato.
      Tumblr: http://maylovecartoons.tumblr.com/
      Facebook (blog): https://www.facebook.com/BlooMays
      Facebook (pessoal): https://www.facebook.com/mayara.silva.37625843
      E-mail: bloomays@hotmail.com

      Eliminar
  4. Hey Cammie, amei o post <3 fiquei bastante curioso, mas infelizmente o livro ainda não chegou no Brasil D: queria saber se Maddie, Kitty e Lizzie possuem um papel importante nesse segundo livro *-* Estou ansioso pelo próximo livro <3 a propósito, e a Briar? Ela aparece muito?
    Bjs!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Madeline tem os seus capítulos próprios, e é mencionada durante uma certa altura em quase todas as páginas, não que apareça, mas sim ela tem um papel importante. A Lizzie e a Kitty devem ter tido umas quatro falas, mas elas juntamente com Madeline são as que reconhecem logo o monstro Jabberwocky de Wonderland. Mas pelo que o monstro pensa no epílogo, ele acha-as úteis e a Lizzie está confirmada como personagem importante no terceiro livro!
      A Briar aparece o mesmo que o o primeiro, ou talvez um pouco menos. Tem uma cena com a Apple num salto de queda livre do pé de feijão (pobre Apple) que ela adora e é mencionada algumas vezes e tem algumas falas.

      Eliminar
    2. A Briar tem uma personalidade bacana no livro ou chega a ser "chata"? :33 E qual dos personagens novos mais gostou? *0*

      Eliminar
    3. Acho a Briar muito mais interessante no primeiro livro, além dela estar com a Apple mostrar o seu talento numa aula. Ela não aparece assim muito no segundo, mas nunca chega ser chata, é mais YOLO do que outra coisa :p
      Acho que estou mais curiosa por ver a Faybelle e a Ginger. A Faybelle é vilã royal, e é simplesmente o que a Raven seria se aceitasse o seu destino. Além disso é bom ver vilões, especialmente na classe Royal. A Ginger acho que é mais pelo visual dela, acho que terá muito a ver com doces e é uma mistura engraçada de bruxa com doces e guloseimas! Também estou curiosa por ver o Nathan, especialmente pelo que parece a Mattel quer introduzir o Quebra-Nozes vendo que há uma trademark da provável filha do Rei Rato!

      Eliminar
    4. Eu tbm fiquei curioso pela Faybelle e pela Ginger *-* Amo os parentescos delas <3 Elas tem muitas falas ao longo do livro? ><'

      Eliminar
    5. A Faybelle tem por volta de duas falas, uma delas comprida com ela a explicar porque é contra a Raven. A Ginger acho que não falou, ela simplesmente aprece de vez em quando com uma bandeja com bolachas feitas por ela :)

      Eliminar