Eu não cheguei a publicar aqui o review do último livro da primeira colecção de livros das Ever After High, isto pois o livro foi o que menos gostei da trilogia mas também acho que uma releitura ajudará talvez a gostar mais. Independentemente do caso, a trilogia da Shannon Hale terminou e agora continua a de Suzanne Selfors intitulada em Portugal de Aventuras no Colégio. O primeiro livro foi lançado em fins de Abril em Portugal, denominado O Novo Grande Vilão (Next Top Villain no original). Eu comprei-o no início de Maio mas só o li provavelmente em fins de Junho pois estive ocupada a ler o primeiro e o último livro do Harry Potter.
Post tardio mas achei que deveria fazer o review deste primeiro livro de uma nova colecção atendendo que o fiz com a anterior (aqui e aqui). Este livro tem na capa duas Royal que fogem aos parâmetros do grupinho popular, sendo elas a Duchess Swan e a Lizzie Hearts (bom ter as bonecas para posar com o livro). Inicialmente pensei que o livro tivesse foco nelas as duas como a colecção anterior que consoante os capítulos, mudava a personagem de ponto de vista (Raven-Apple, Raven-Apple, Cedar-Lizzie). Outro ponto de destaque é que esta colecção não tem uma história continua, este livro acaba e o próximo já passa para a Ginger e o seguinte para a Darling. Também não se sabe quando esta história acontece mas pelo que me recordo qualquer data após Legacy Day e o episódio do encontro do Daring com a Lizzie pode ser e provavelmente isto acontece antes de True Hearts Day pois a Duchess ainda é um cisne branco, só no fim do livro lhe aparece uma pena preta, por isso basta seguirem-se por aí. Outro pormenor é que enquanto a colecção anterior era para maiores de 11 anos esta é para maior de 9, por isso as descrições são mais reduzidas e tem um toque mais infantil.
A história também não se encaixa com nenhum episódio enquanto a colecção anterior o primeiro livro tem elementos de Legacy Day, alguns mesmo iguais e o segundo livro tem a luta de comida da cantina. Aqui não há nenhum suporte visual. O livro desenrola-se em torno da Duchess quando esta é estranhamente inserida nas aulas de Vilania Geral (dada pelo pai da Cerise). A Duchess perplexa vai para a aula e infelizmente não consegue que a tirem de lá pois o Director Grimm diz que a maldade em cada um e ela tem potencial para tal. A Duchess não gosta dos companheiros de aula à excepção da Lizzie que além de companheira de quarto até é sua amiga. Eu esperei que houvesse mais alunos na disciplina mas somente estão presentes a Lizzie, a Faybelle Thorn, a Ginger Breadhouse, o Sparrow Hood, a Raven Queen e claro a Duchess. Pelo menos sabemos que eles estão no nível básico e há aulas diferentes para os alunos mais avançados. A Lizzie já tem melhorias no controlo da sua ira, e então está um pouco apagada como vilã, a Raven e a Ginger já sabemos que não querem o seu destino, o Sparrow só está na disciplina por ter papel de ladrão mas ele sente-se contrariado como a Duchess, pois vilania não é o destino dele. A Faybelle por seu vez é a única da turma que quer o seu destino e esforçasse para se destacar na terrível turma. O livro desenrolara-se em torno de uma trabalho dado durante uma semana a qual cada aluno deve realizar uma maldade. O melhor receberá uma nota Excelente e um prémio da lista de tesouros do professor Lobo Mau. O dilema da Duchess desenrola-se que ela precisa de ter a melhor nota para manter a sua excelente média mas isso implica ser uma vilã. Num acordo com o Sparrow, a Duchess terá de sabotar o trabalho dos colegas e fazer alguma coisa no fim de forma a ser a única que realizou o trabalho já que o Sparrow diz que não fará o seu. Em troca a Duchess fica com a nota e dará o tesouro ao Sparrow.
O pontos altos do livro mostram-se durante a sabotagem de cada aluno, pois é interessante ver a Duchess a espiar e ver as façanhas de cada aluno. A Duchess está fiel à personagem que conhecemos, e gostei de ver a sua história desenrolar-se, além que o livro puxa a relação dela com o destino e a sua família. O livro dá muita atenção à Lizzie e mostra a amizade dela com a Duchess e quem gosta da Lizzie vai gostar dela neste livro, é divertida e o facto dela querer ''estrangular'' a Blondie é fascinante. Eu gostei bastante da relação dela com a Duchess, elas são contrastes de uma da outra mas a Lizzie é a pessoa mais perto de ser amiga que a Duchess tem e quando chega a altura da Duchess sabotar o trabalho da Lizzie é muito mais triste. De destaque é a presença do Daring e as suas tentativas de convidar a Lizzie para sair. A Lizzie não quer nada com ele mas a Duchess fica deprimida ao ver a atenção que ele dá à Lizzie e esquece-se que ela existe (o Daring literalmente nem sabia que ela era aluna da escola). Gostei da presença do Sparrow e quem gosta das interacções do Sparrow e da Duchess em True Hearts Day vai gostar do início da parceria deles. É claro que após o fim deste livro é difícil acreditar como é que ela poderia voltar a confiar nele mas pronto, também não sabemos de tudo. Gostei da doçura da Ginger, a confiança da Faybelle e a esperteza da Raven, que devo dizer que embora tenha aparecido pouco fiquei com receio que fugissem à personagem mas achei-a bem realista com a suas interacções com a Raven. A Blondie também lá tem o seu papel em dar as notícias e tornar o trabalho de casa num especial do seu programa como se fosse um concurso televisivo, e mostra o lado maldoso da Blondie que às vezes falta nos episódios.
O que achei que fez falta foi a menção de outras personagens, além das que referi anteriormente, só falam a Apple, a Ashlynn, a Briar e a Holly. Acho que a Madeline, a Kitty, o Hunter, a Cerise, a Cedar e o Dexter não foram mencionado uma única vez. Uma coisa que gostava na colecção anterior era em todos os capítulos aparecerem várias personagens mencionadas, tipo até a Cupid é mencionada no primeiro livro, coisa que ela é negligenciada nos livros. Além de que os outros livros mencionam personagens que na altura ainda não tínhamos visto como a Melody, o Humphrey, a Faybelle, a Darling, a Duchess, o Sparrow, a Holly, a Poppy, a Helga, o Gus e até o Nathan Nutcracker que ainda está por sabermos mais alguma coisa dele. É assim são estes pormenores e a a quantidade de descrição mais reduzida que torna a história só uma narração de acontecimentos e não nos deixa envolver naquele mundo mágico de Ever After High.
O livro também não foi feito com tanta qualidade, mas isto já não tem nada a ver com o livro em si e sim com a editora em Portugal, a Booksmile. Os livros anteriores tinham uma capa mais resistente e dobravam reforçando o livro, mas isto também pode ter sido escolhido devido ao livro ter menos 100 páginas que os anteriores. O livro não é tão bonito por dentro quanto o primeiro mas gosto da inclusão de detalhes dourados e as páginas terem escrito Ever After High é definitivamente a melhor parte.
Posso dizer que no geral o livro é bom, no início custou-me a entrar mas depois a história fica muito mais interessante. Além disso a mudança de escritora não foi drástica como nas Monster High (o que é que a Mattel tinha em mente em mudar de livros para adolescentes para livros tão infantis). Oh well. O meu livro favorito continua a ser o Grande Livro dos Destinos, mas esta nova colecção deixa-me curiosa para os volumes seguintes já lançados, seja o livro da Ginger ou o da Darling que é dito por muitos como sendo o melhor dos três (plus tem o Dexter). Outro comentário para a Booksmile é que espero que ao editarem a capa dos outros livros, que por favor façam com que a lombada se encaixe com a deste livro pois é triste os anteriores não se encaixarem... Bem e vocês já leram este livro? Qual é a vossa opinião nos livros das Ever After High?
***
Para quem se interessou em notícias no livro que estou a escrever devo dizer que já o terminei e estou em processos de editar, melhorar a escrita e acertar pormenores. Mas para quem se cativou e deu feedback à história de Daniel e os seus amigos realizadores de sonhos, achei certo dizer-vos que o projecto continua com perto de 100.000 palavras. Se quiserem saber algo ou alguma questão simplesmente comentem e eu responderei ;)
Olá Cammie,
ResponderEliminarO 3 das EAH também foi o que eu menos gostei, quer dizer a Maddie ser o narrador e a Kitty se começar a preocupar com tudo foi bem giro, mas poderiam focar na Apple e na Raven afinal a trilogia devia focar nelas para ter um pouco de sentido, não é?! Não estou muito interessada neste livro, mas gostava de ler o da Darling, gosto da ideia de princessa guerreira.
Acho que para gostar do 3 das EAH e compreender o enredo tenho de o reler, estava sempre a ser interrompida. Fico feliz que estejas a acabar o livro, também adoro portugues e escrita, gstava de o ler parece interessante, aposto que vai ter muitas coisas relacionadas com dragões e muita aventura. Diz-me se acertei depois :P.
Bem lá é verdade que tem uma personagem que tem um dragão e lá tem um sentido de aventura ;) Sou previsível não sou ;)
EliminarEu também não estava muito interessada nesta colecção mas gosto de dar apoio ao pouco das Ever After High que ainda é lançado em Portugal. Não sei se já leste a preview do livro da Darling mas promete, parece mesmo desenvolver as questões dela entre ser quem ela quer ser e até faz um contraste inicial interessante com a Rosabella, pois esta ao contrário da Darling é a heroína da história e não tem aquelas aulas chatas de Donzelas Indefesas.
O 3 livro chocou-me por ter retirado a Raven e a Apple do foco principal. Podiam ter inserido a Cedar e a Lizzie com elas, aliás a Cedar é melhor amiga da Raven e a Apple e a Lizzie têm bastantes aulas juntas. Acho que a história ficaria mais interessante. É que realmente estava à espera de algo em grande escala, o grande final com o Jaguadarte a atacar a escola e os alunos a defenderem a escola. E por favor manter os alunos, podiam ficar sem memória do que aconteceu no fim mas ao menos poder ver as reações de cada um seria fantástico. Mas podes querer que não estava à espera que a Madeline começasse a falar connosco, foi bem engraçado e original :)
Yup Cammie és mesmo previsível :P !!!
EliminarNão, ainda não tinha visto o preview do livro da Darling, mas parece super interessante :) .
Cammie, tenho uma pergunta; se a Duchess não gosta dos colegas de Vilania Geral, como é que ela e a Faybelle são melhores amigas?
É assim se contarmos que o livro encaixa ''corretamente'' com a história dos diários e episódios, embora não seja dito no livro, penso que se isto aconteceu após Legacy Day, a Duchess pode ter ficado amiga da Faybelle pouco tempo depois vendo que ambas conseguem se compreender e não entrar na onda dos amiguinhos sempre felizes Royal ( a Apple e companhia). Também são raparigas mais sarcásticas e ambiciosas por isso quem sabe talvez a Duchess veio-lhe pedir desculpa e aí criou-se alguma amizade?
EliminarÉ difícil de dizer mas não me parece que a Duchess e a Faybelle sejam amigas à muito tempo seja como for.
Gostaria de saber onde você comprou, porque agora que eu vi que já tem em português-BR estou ansiosa. Se puder me dizer, agradeço.
ResponderEliminarQual é o primeiro livro?
ResponderEliminarUma coisa que eu gostaria de saber,esses livros de ever after high e monster high é de "tamanho decente"?
ResponderEliminar