quarta-feira, 20 de julho de 2016

Monster High - Um novo começo

Uma das razões porque não publiquei ainda sobre as novidades de Monster High é porque está a ter um novo recomeço e tem estado um pouco confuso para ser franca. Sabe-se claramente que a continuidade dos filmes e história vai mudar, esqueçam que a Frankie entrou na escola com 15 dias e aí conheceu as monstrinhas. Nesta versão a Frankie conhece a Draculaura e a Clawdeen antes de a escola sequer existir. E pronto isto começa por aqui.




O reboot inclui também um certos remakes às bonecas. Criou grande revolta aos fãs mas sinceramente há coisas muito piores. No fim de contas consiste em feições mais sorridentes e cortar na maquilhagem. Algumas destas coisas foram boas, a Draculaura ficou com um rosto que lhe condiz melhor e que já lhe fazia falta, pois já ainda nas primeiras bonecas, a cara dela nunca trouxe muita personalidade, Outro pormenor é adição de monstruosidades extras, a Cleo ganhou ligaduras em relevo no corpo, a Clawdeen e a Abbey ganhou pelo gravado como a Marixol tem e a Lagoona por exemplo tem detalhes de escamas nas pernas. Outro pormenor menos notável é um corpo novo, é basicamente semelhante as Ever After High, menos magro e com um tronco mais largo embora a coluna ainda tenha mantido um pouco da sua curvatura acentuada.

Estas mudanças para quê perguntam? A verdade é que as Monster High já não vendem como vendiam à três anos atrás, já não são o fenómeno mundial que eram e já é raro, pelo menos pelo que vejo, ver produtos variados com elas novos. A Mattel claramente que mais cedo ou mais tarde teria de tentar algo novo para trazer novos clientes, mas é verdade é que não é fácil. Se mudam muito perdem os antigos compradores e se não tiverem sucesso com os novos, então é uma desgraça. Decidiram seguir um caminho mais seguro e tentar apostar na história e como afirmaram, dar atenção às personagens principais e ter calma com as personagens novas.


Podem ver o trailer do novo filme Welcome to Monster High aqui que inclui uma nova animação que também está a criar disputas de opinião entre fãs. Sinceramente não a acho má, é evidente que não é perfeita e uma animação deste budget não o pode ser, mas gosto dalguns pormenores. A animação anterior conseguia ter bons momentos e a modelagem das personagens segundo as bonecas era bem gira e adorei isso quando vi o trailer de Why do Ghouls Fall in Love, mas quatro anos passados e a animação já está bem ultrapassada e nunca teve uma boa modelação de volumes e texturas e contrastes de luz e sombra. Esta animação ao menos tem isso, consegue por o ambiente bem dark ou não e tem realmente bastantes pormenores e consegue tornar as personagens bem expressivas e os olhos são mesmo lindos. Acho que a preocupação é a história, estou receosa se iram por uma rota demasiado infantil ou não, é que gosto da inspiração nos livros da Lisi Harrison, dos monstros viverem na sombra e com medo dos humanos e haver a criação da escola por parte da Draculaura. E ver os pais e passar tempo na casa das monstrinhas é algo que sempre faltou na história antiga, quer dizer o Holt ía ser executado e onde estava os pais deles? E isto era algo repentino que só melhorou meramente perto dos últimos filmes.  Mas tenho receio que seja meio tontinho sem outra maneira de dizer e que fuja do assustador. A escola é bastante colorida e os monstros figurantes já não são monstruosos, até os esqueletos são fofinhos! 

Outro receio é no fim do dia, as personagens antigas. A única personagem confirmada que foi retirada da continuidade é a Casta Fierce , agora de resto é esperar. Sabemos que a Frankie, Draculaura, Clawdeen, Cleo e Lagoona terão as atenções, o Deuce também, a Abbey regressa com uma boneca tal como o Gil, Catrine, Rochelle, Nefera e Amanita e a Venus, Twyla e Toralei são figurantes no filme. A nova linha de saquetas Monster High Minis revela que também a Robecca, Catty, Jinafire e Skelita. Ou seja, ou os antigos monstrinhos ainda estão por chegar à escola aos poucos ou então bem poderá haver cortes em personagens. Tipo, aquelas personagens mais recentes sem grande personalidade como as de Great Scarrier Reef e de Freaky Fusion muito provavelmente não vão mais aparecer. Depois a os casos de serem substituidos. Ainda não há sinais das velhas Ghoulia e Spectra o que é estranho, especialmente com a introdução de uma nova zombie e fantasma que terão bastante foco. Também acho estranho ainda não termos tido notícias sequer do Clawd e da Howleen, que ainda por cima por serem irmãos da Clawdeen já os deviamos ter visto pelo menos no trailer.


  

Esta continuidade torna-se confusa no ramo das bonecas, temos bonecas que notasse claramente que são desta nova geração pelo estilo de vestuário e outras que parece que já estavam planeadas e tiveram de seguir com elas. A colecção de Welcome to Monster High é bem grande e tem imensas bonecas e até versões mais baratas de bonecas da própria colecção... mas pronto a colecção de festa é grandinha e todas as bonecas estão com boa qualidade e as de caixa pequena? caixa normal? estão bem detalhadas até e com designs interessantes, por exemplo a Cleo e a Moanica, e a Frankie e a Draculaura que são bem caras estão bem bonitas, e isto é uma colecção bem ao estilo antigo de Monster High, claro que longe da qualidade e criatividade das Dawn of the Dance, mas segue essa ideia de looks de festa e a ideia de um grupo grande.


 Mas a colecção que realmente impressionou-me desde que vi melhor na Toy Fair foi verdadeiramente a Shriek Wrecked. É que tem uma qualidade e criatividade muita acima dos muitos lançamentos deste ano. Tipo eu fico impressionada com a Rochelle desta colecção, desde acessórios com polvos na bandelete e o laço do cabelo e a pala, o uso de lenços de tecido e de meias, com roupas bem feitas, bolsas bem giras, sapatos criativos e um bom número de acessórios únicos. A Rochelle, Draculaura e a Lagoona são mais cara e mais detalhadas, mas a Clawdeen, Gil e Catrine trazem até um bom número de acessórios (no protótipo falta o colar da Catrine) e até bem pintados. Fico impressionada e sabe-se lá porquê as monstrinhas mais caras trazem os bichinhos originais delas, mas é de aproveitar pois provavelmente será a última vez que estes bichinhos serão lançados. Existe também uma Gooliope nesta colecção e uma nova monstrinha.






A Mattel realmente cumpriu a promessa de cortar nas novas personagens e dai só temos duas para Welcome to Monster High e uma para Shriek Wrecked. Incrível! A zombie Moanica D'Kay será a vilã no novo filme e irá ser contra os ideais da Draculaura. A Ari Hauntington (nova Spectra?) é uma cantora fantasma que tem a habilidade de ficar ''humana'' por tempo limitado e interagir com os humanos, e pelos vistos a louca da Moanica vai raptá-la. A Dayna Treasura Jones, filha do Davy Jones é uma espécie de tesouro vivo, dourada com brilho e estrelinhas, pirata. Gosto sinceramente dos dos looks da Moanica até agora, ela tem uma paleta de cores interessante e um rosto lindo e expressivo, e um estilo que se encaixa bem com as bonecas antigas. Quanto à Ari, bem parecida à Spectra, é assim gosto do look basic dela mas como cantora tem algum um pouco infantil demais mas parece uma personagem bem interessante e canta bem. A Dayna, eh assim ela é meia feita para a "brincadeira" por isso é difícil comentar mas numa colecção tão detalhada ela deixa algo a desejar e como monstrinha ela não é nada a sério e existente e acho que isso a Mattel devia evitar.



Existe ainda muitas mas mesmo muitas bonecas que estão a ser lançadas. Podem facilmente estar a par das listas de bonecas de todas as personagens que tem na página Monster High do blog. Tipo a Draculaura recebeu uma dezena de boneca novas agora. Oh e há o regresso dos fashion packs o que vai alegrar muitos. Seja como for acho que ainda é cedo para dar uma honesta opinião, mas reconheço que Monster High decaiu imenso em interesse de história e originalidade nos últimos anos, e espero que isto ajude a Mattel que parece que quis apostar um pouco mais nas Monster High  e cortou-se um pouco com as Ever After High. Mas pronto ainda há muito para sabermos, e vocês que acharam? Qual é a vossa opinião nisto? Fiquem atentos a novidades da Comic Con!

3 comentários:

  1. Eu fiquei bem incrédula com essa reviravolta toda que a Mattel fez, de descartar tudo o que foi feito nesses últimos 6 anos e recomeçar do zero. Em parte foi necessário, por causa daquilo que você mencionou no começo do post sobre Monster High não ser mais uma novidade estrondosa, mas ainda assim é bem esquisito para mim.
    Nem coleciono mais ou gosto como antes, acho que vivo acompanhando mesmo por causa do hábito que não saiu de mim xD

    Mas as novas animações tem uma qualidade incrível mesmo, nem dá pra comparar. Acho que se resume nisso mesmo, a Mattel tentando consertar alguns erros de antes e retomar tudo com um "mundo" novo. Mas ainda assim dá aquela nostalgiasinha...
    Aliás, quanto aos looks das bonecas eu achei que ficaram infantilizados demais. Digo, algumas estão bem trabalhadas, mas ainda não chega ao detalhismo que havia nas antigas. Enfim, talvez seja parte do plano abandonar o antigo estilo também haha

    Tava com saudades dos seus posts :)
    Beijos <3

    ResponderEliminar
  2. É bom ver um blog ótimo que ainda está ativo!
    Continue assim!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que as mudanças na linha não me agradaram... Somente as escamas na Lagoona me parecem interessantes. Não gostei dos rostos sorridentes nem na Draculaura nem nas novas EAH. O rosto da Moanica parece com o da Raquelle de life in the dream house XD~

    ResponderEliminar