domingo, 27 de julho de 2014

Monster High - Novidades e protótipos

Eu sinceramente já não colecciono Monster High. Achei que a perda da colecção basic em si fosse superável, mas perdeu aquele encanto. Eu gosto disto, de basics, coleccionar personagens, mas acho que a Mattel nunca conseguiu substituir aquela estimada colecção, com qualidade, monstros sérios, o toque dark mas fashion, e adorava os bichinhos! Acho que após disso comecei aos poucos a perder o interesse. Gostei da Jinafire e da Skelita por serem monstros a sério e bem feitas, com paletas de cores únicas e temas diferentes. E que assim continuam a ser. Contudo, a Gigi não me impressionou, e a Twyla embora goste do estilo, não é papona que tinha em mente.

Eu gosto de ver bonecas novas, mas acho que a Mattel anda a usar o seu sucesso como garantia que qualquer coisa serve e vende. É a minha opinião, e é por isso que por vezes gostava que a Mattel tivesse alguma competição para subir o nível de qualidade. Mas retomando ao tópico.

Protótipos confidenciais têm se tornado um clássico, desde a altura de Scaris. Mas de maneira a evitar que a Mattel os remova, tive a editá-los. São várias colecções, que são mais para tirar a curiosidade e ver a distribuição das personagens.

Haunted

Haunted é a grande colecção temática da Primavera, que estará à venda perto do Natal. Haunted será a colecção do filme dedicado à Spectra, e em que as monstrinhas visitarão uma escola de fantasmas. Imagino que o objectivo seja dar mais personalidade à Spectra, uma das personagens mais negligenciadas, especialmente se a compararmos à Abbey que foi lançada na mesma altura que ela. Haunted parece funcionar como Frights, Camera, Action. Uma colecção de quatro basics, e uma colecção de caixa pequena.  

Basic

Já vimos a Vandala e a River na Comic Con. Contudo faltou ver um fantasma, o Porter, e a fantasma japonesa, a Kiyomi. Eu devo dizer que as ideias são interessantes, mas não percebo o porquê dos tons pastéis. A Spectra claramente é uma personagem que usa tons escuros e bastante preto. Não deveriam outros fantasmas também serem assim? A ideia da linha é interessante, mas a execução... O Porter parece ser relacionado com artes, talvez, e gosto do tom de pele dele, mas a cara tá muito clara. A Vandala já comentei, e ganha pontos pelo chapéu, tecidos e perna postiça, mas para uma pirata tem uma paleta de cores decepcionante. a Kiyomi é outra que ficaria linda, bem eu não sei muito destes tipo de fantasmas sem ser os que me lembro de ver em animes. Mas acho que vermelho e azul escuro, ficariam bem bonitos. Ainda assim gostei da bolsa e o facto dela quase não ter rosto até pode ser interessante. Nem vou falar da River, é que é mesmo... Sabem é que vê-los assim não parece fazer impressão, mas quando são colocados ao pé de todas as outras personagens, nem vão parecer que fazem parte da mesma colecção.



Caixa Pequena

Não sei como tem funcionado ultimamente as caixa pequenas. Por vezes vêm com roupa e acessórios, suporte que traz tanto quanto uma boneca de caixa normal. Outras vezes só trazem um vestido e sapatos basicamente. Estas são mais o estilo das Black Carpet. A Twyla, Draculaura e Clawdeen têm a sua versão fantasma, e estão claro em tons pastéis e com esfumados no rosto, só não seu se estarão num material meio transparente. A Twyla é definitivamente a melhor do grupo, e é bom estar aqui, sendo amiga da Spectra. A Clawdeen com o dourado acaba realçando mais entre todas as personagens. Neste caso acho que a Vandala também devia ter tido correntes douradas, atendendo o último nome dela ser dobrões, tipo dobrões de ouro.

Playset

Faz pena que a protagonista do especial tenha de vir acompanhada com um playset, mas pronto. Eu não sei bem o que dizer do playset, pois não percebi exactamente de que se trata. Parece um portão. Talvez um portal para o mundo dos fantasmas? Estou a me lembrar de Danny Phantom. É bonito em si, e parece trazer um portátil, mas fico à espera de mais informações. Um pormenor é que a Spectra não está com tons pastéis. Ela está exactamente como de costume, correntes prateadas e cores escuras. 



Monster Exchange

É um programa de intercâmbio entre escolas, e a colecção a que a Lorna pertence. Traz-nos duas monstrinhas de outros países e em troca, a Draculaura e a Lagoona vão visitar outros países. A Lorna já tina comentado aqui, e é ainda a minha favorita, é mesmo muito querida. A Marisol Coxi é filha de um maricoxi, que é um pé grande da América do Sul. Acredito que ela seja do Peru ou da Argentina. Eu sinceramente fiquei decepcionada. Para um monstro que usa tanto castanho e pêlo, faz pena. E não ajuda o facto das roupas dela parecerem que são da Skelita. Gostei dela ter o tamanho de corpo da Nefera, mãos da Abbey e pés mesmo enormes. Mas faz pena, acho que está com demasiadas cores, e não precisávamos de cabelo rosa. Quando é que foi realmente a última vez que houve cabelo castanho? Curiosamente até que não gostei da Draculaura, que vai ao Japão a Shibooya. Gostei dos leques e do vestido, é bem bonito e das andálias. Acho que a roupa dela ficou melhor conseguida do que a da Kiyomi. Só gostava que a Mattel não fosse forreta nos acessórios. Uma pulseira ou brincos não custava nada. A Lagoona vai à capital espanhola, Madread e veste uma roupa que lembra muito a das sevilhanas. Aquela concha no cabelo e o vestido às bolinhas. Gostei dos caracóis, mas é de mim ou cada vez menos a Lagoona tem usado azul na roupa?



Gloom and Bloom Party

Esta é uma colecção duma festa que de certeza foi organizada pela Venus. É uma colecção duma festa de jardinagem, e é das colecções que tem um grupo de personagens menos comum. A Venus está um pouco longe do seu estilo punk, mas adorei as mangas compridas e gostei dos acessórios como plantas carnívoras. A Jane está bem bonita com cabelo liso. E gostei da manga compria e adorei a saia de pêlo e os toques de azul. Acho que foi mesmo a que mais gostei da colecção. A Catrine está com uma cores diferentes, que não sei se sou muito fã. E gostava que ela tivesse tido mangas compridas como as outras, acho que lhe ficaria bem. Cada uma traz uma plantinha e um acessório de jardinagem.


Freaky Field Trip

É por isto que me faz confusão as caixas pequenas. Algumas agora têm roupas até bem feitas, com muitos acessórios e suporte como as Save Frankie, e depois existe estas, que são a maior simplicidade possível. Os acessórios não são maus para a visita de estudo, mas a Toralei nem parece a mesma, e não gosto que comecem a usar azul nela. Gosto das botas da Clawdeen mas o vestido está mesmo simples, A Gigi, incrivelmente, foi a que mais gostei. O vestido com constelações tem um ar mais bem acabado e o colar é bem bonito, e incrivelmente o look não foge do tema dela. E gostei dos sapatos, são bem bonitos e o telescópio é um acessório bem giro.


E é isto. De certeza haverá mais meia dúzia de colecções. Este ano teve tantas colecções. Mas é isto. Haunted será a grande colecção, e Exchange Program irá substituir as New Scaremester. E vocês que acharam as colecções? Que gostaram mais?

7 comentários:

  1. Eu concordo acho que monster high perdeu toda a qualidade e brilho.
    Essas da coleção Haunted, nem parecem onster high quando eu olhei para elas pensei que eram fakes.Estão todas de masiado coloridas e a River parece que o arco-iris caiu em cima dela.
    A kiyomi quando vi o nome dela á algum tempo pensei que seria uma geich fantasma ou um dmonio japones e amei essa ideia mas não fizeram uma boneca com cores nada a ver com o japão , com roupas nada japonesas e claro quase sem rosto, só por causa dessa já odiei essa coleção.O rapaz verde não me parece muito mal mas está muito colorido e femenino, vandaa até que não é feia mas com outras cores eu aprovava melhor.As bonecas de caixa pequena parecem bonecas da loja do chinês( sem querer ofender ninguém),estão horriveis eu nem acredito que elas são monster high.

    AS Monster Exchange, estão muito feias na minha opinião simples e coloridas de mais não vejo nem um pouco de monster high nessa linha.

    As Gloom and Bloom Party, até estão bonitas mas a Catrine não está com as suas cores normais nem entendo o que ela faz nessa coleção( ela não tem nada a ver com natureza e que eu saiba não é amiga da Venus) de resto até não está mal.

    AS Freaky Field Trip, estão simples e estranhas com cores pouco a ver com cada personagem.

    Em resumo acho que monster high já teve o que tinha a dar , eu não vou comprar mais monster high pois eu acompanho desde o inicio e tenho a visão que já não vale a pena.
    Em ever after high tenho acerteza que vai acontecer o mesmo mas em breve ainda não por que a linha é nova mas vai acontecer , por agora só tenho as ever after high.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me importa a Kiyomi mal ter rosto, mas quando a comparamos à Jinafire e aos seus tons característicos da China Imperial, faz pena, porque se não fosse pelo nome pelo penteado, eu não diria que é japonesa. Acho que só gostei da Vandala, a perna postiça e certos detalhes rendeu-me. Ela está mesmo bem gira, e até seria perfeita, mas se mudássemos as paleta de cores.

      Acho que um dos meus problemas foi coleccionar basics, pois eu comprava cada personagem, e nessa altura claro havia uma que gostava mais do que a outra, mas não sentia aquilo de estar forçada a gostar. Gostava delas e dos seus detalhes. Acho que começaram a decair um pouco após terminarem as basics, que foi dos piores erros da Mattel.
      Eu acredito que as Ever After High vão decair um dia, mas por agora estão salva guardadas porque muitas personagens foram criadas ao mesmo tempo. Basicamente mais de 20, o que traz uma segurança. E acho que a Mattel está a ter o melhor cuidado com elas seja a nível de qualidade das bonecas e de história.
      Outra coisa é que as basics têm umas regras, como ter sempre meias ou leggins (tirando a Ashlynn), ter sempre anél, ter sempre acessório na cabeça (excepto os que têm capucho). E a Mattel não tem cortado nos acessórios, há anéis, pulseiras, colar, brincos e coroa, e por vezes cinto.
      Outra coisa que reparei é que ao ter uma colecção mais antiga, eles ficam obrigados a manter o nível das anteriores ou então a colecção fica esquisita. Reparei nisso com as Dead Tired, a Robecca, Lagoona e Spectra apesar de serem de 2013, estavam com o nível das de 2011.
      Acho, e atendendo ao número de personagens com trademarks, acho que aguentam até 2016 com sorte. Mas o facto de terem uma série de televisão com episódios a sério e longos, talvez exija uma maior qualidade por parte da Mattel.

      Eliminar
    2. Não sei bem sobre essa ''perda de qualidade'' que vocês dizem por que não tenho Monster High das atuais, mas da para ver em um ponto cá ou lá algumas coisas diferentes e acho que isso não é bem culpa da Mattel. Se vermos bem, Monster High já não é mais o que era antes, agora já é uma marca super extensa e cheia de personagens antigas, atuais e ainda as futuras, e com o grande sucesso que esta fazendo, talvez fosse um motivo para ''economizarem'' em alguns detalhes. Apesar de ter algumas coleções desnecessárias, alguns erros e a forma que a Mattel vem lidando com algumas personagens, acho que é um pouco exagero, vendo essas personagens novas de Hanted, elas não estão tão ruins assim, mesmo as cores estando semelhante, pode ter sido uma forma da Mattel de ''combinar'' os 4 principais, ou para deixar a coleção com uma ''marca registrada''. O que deixa a desejar é que provavelmente todos os novos personagens de filmes não ficarão na escola, como os de Freaky Fusion, mas se caso ficarem, poderemos vê-los em outros estilos

      Eliminar
    3. Um dia fasso um post falaando sobre a queda de qualidade, mas a perda de qualidade é simplesmente ver o número de tecidos utilizados (uma boneca de caixa normal tem de ter pelo menos quatro tecidos diferentes), acessórios pintados, e uma certa novidade no design, e também não ficar agarrado à cores seguras que vendem, tipo rosa e lilás, e azul claro. Acho que com mais dinheiro que a Mattel ganha, então tem de manter a qualidade. Se estivesse a vender pouco, era compreensível mas não é o caso.
      Eu sei que Haunted tem tons pastéis pois é a sua imagem de destaque, mas não acho que tenha sido necessário.

      Eliminar
  2. Monster high anda a perder qualidade! Acho que vou só comprar a avea e a bonita,e depois a Lorna e acabo de comprar mh! Só espero e que eah não venha a perder os detalhes tb!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Avea é das poucas bonecas que até compraria. Já não colecciono as Monster High, mas a Avea está muito especial, e até tem roupas ''normais''. Também não desgostei da Sirena mas está um pouco conto de fadas, em vez de adolescente num secundário. A Lorna deu-me ideias de antigas basic, mas não a Marisol. Uma novidade, e que não postei é que Monster Exchange ainda vai ter mais 6 personagens novas, que se me recordo pelas trademarks é talvez uma troll, uma monstro-traça (mas diferente da Bonita) e acho que há um múmia e não me lembro do resto.
      Ever After High ainda aguenta uns tempos, depende do interesse e dos designers. Ever After High tem de ter vendas, mas não pode ser a loucura das Monster High em que faça a Mattel pensar que qualquer coisa vende.
      Só acho curioso que enquanto a Mattel lança uma Monster High com só um vestido (dcom dois tecidos) e sapatos, brincos e pulseira, uma Ever After High do mesmo preço tem um vestido com seis tipos de tecido, collants, e colar, brincos, pulseiras, bandolete. E relembrando que os acessórios são pintados. Estou a referir-me à Twyla New Scaremester e à Madeline basic.
      Acho que é simplesmente o que acontece quando não há competição.

      Eliminar
  3. as monster high perdeu a qualidade a auguns anos e a lorna ta muito estranha com o rosto mais escuro que o corpo e a mattel ta abusando das dolls mais baixinhas e monster high e nas adultas tambem a e a marisol coxi foi a que eu mais gostei e ela e de nachto pichtu (monster pichtu).

    ResponderEliminar