domingo, 15 de dezembro de 2013

Livro - Ever After High: O Grande Livro dos Destinos!!!

Estava ontem no supermercado com a minha irmã a inspeccionar em que estado estava a secção de brinquedos. Só havia duas Monster High, a Frankie Power Ghouls e a Twyla 13 Wishes. Nada mais delas. Aproveitei e vide relance os livros, e deparei-me de surpresa com o  livro das Ever After High, O Grande Livro dos Destinos escrito por Shannon Hale, já lançado em Portugal.



Fiquei impressionada por ver o livro. Não fazia a mínima ideia que fosse lançado tão cedo em Portugal, e fiquei ainda mais contente com a editora, booksmile, a mesma que lança os livros de o Diário de um Banana e Diário de um Vampiro Banana. Ou seja, assegura-se de continuar a lançar.  Ainda estou mais pasmada por tudo o que tenho das EAH, (as 4 bonecas basic e o livro) terem sido comprados cá e tão cedo.  Com as Monster High fui muito diferente.


Passando ao  lindo livro de 308 páginas. Já o acabei de ler, e devo dizer adorei. 90% da história encaixasse com os episódios, e complementa. Quem não ficou saciado com o episódio de Legacy Day, tem mesmo de ler o livro. E aliás as cenas do episódio da cerimónia de Lecacy Day acontecem da mesma maneira do livro, mas mais completas, e até as roupas são descritas da mesma maneira.  E tem o baile, algo que faltou no episódio.

Pontos altos do livro? Bem, aparece imensas personagens, e ainda aquelas que ainda não vimos, como a mazinha da Duschess Swan, o convencido do Sparrow Hood, a princesa Darling Charming, os pestes dos primos Hilda Crumb e Gus Crumb. E ainda um pouco das gémeas O'Hair, a Holly e a Poppy. Além disso temos um capítulo em que as personagens que já conhecemos recebem o seu próprio animal de estimação, como por exemplo a Apple tem uma raposa da neve, a Gala, e a Raven uma dragoa chamada Nevermore. Uma coisa que gosto é a importância do Dexter, ele ajuda a Raven e a apoia, mesmo muito. E mesmo após Legacy Day, de todos os Royals estarem contra a Raven, ele vai ter com ela e os Rebels, para dar o seu apoio. E a Raven aprecia imenso esse traço dele e a sua amizade. Ea C.A. no livro é mais interessada em ver os abdominais do Hunter que outra coisa.
Conhecemos bastante do passado da Raven e da Apple. O terror que a Raven tem dos poderes malignos da mãe, e o quanto adora o pai. E sabemos porque a Apple tem medo de não ter o seu destino. Porque sem o ter assegurado, ela nunca sabe o que lhe espera no dia seguinte, e se é que lhe espera. Também conhecemos algumas aulas mais práticas e costumes da escola. E contemplamos uma aventura da Raven e da Apple para conhecer a derradeira história de uma personagem que não quis seguir o seu destino.

Também descobrimos que existe o 1º ano da escola (ano da liberdade), o mais importante 2º ano (Ano da Sucessão, ano em que as personagens estão) e o 3º e 4º ano, ou seja saem da escola com 18 para viver as suas histórias.


Contudo uma das coisas que não coincide é que a Raven ainda não sabe o segredo da Cerise, e isso faz com que a Cerise fique sempre meia à parte, apesar de ter os seus momentos, e de a Raven já suspeitar, (mas também podemos pensar que o episódio acontece depois de Legacy Day). Outra coisa é que o Hunter e a Ashlynn não dão tanto nas vistas. E ainda bem. E o Hunter tem um grifo, mas o Pesky nunca é mencionado.  Mas sinceramente acho que este livro não tem assim aspectos negativos. Dá gosto de ler, e é ''obrigatório'' para os fãs.



Se me pedirem para comparar aos das Monster High, bem que posso dizer... os da Lisi Harrison são difíceis de comparar, pois são de um ponto de vista totalmente diferente das bonecas. Os da Gitty Daneshvari são o oposto deste. Ambos estão no mundo das bonecas, mas o da Gitty é tão infatil, a história não dá grande gosto de ler, e o toque das personagens pela autora tira o gosto do livro. O Livro das EAH é considerado para maiores de 11 anos, segundo a editora (não é preciso tanto), mas a nível de escrita posso dizer que sim, e no das Ghoulfriends, as personagens mais conhecidas não aparecem muito, enquanto em Ever After High todas as personagens conhecidas, falaram pelo menos duas vezes.

Outra coisa. O livro é mesmo um mimo. A encadernação é mesmo bonita, com a margem das páginas com cores. Sim o livro é todo roxo e vermelhado, mesmo lindo. E fica um efeito bem bonito visto de perfil.


E também existem capítulos dedicados à Maddie em que ela fala com o Narrador.  São bem engraçados e diferentes do que alguma vez li. A Madeline aproveitar o que o narrador diz (ou seja o que lemos), para obter informações, e durante os capítulos normais, por vezes o narrador fala, o que fica bem engraçado. Gostei muito. Oh e esse Narrador não é o mesmo dos dos episódios, este é imparcial.



Oh e já viram estes chocolates das Monster High há venda? Ainda não comi, mas são tão giros, são morcegos, cacifos, skullettes (da Frankie, da Draculaura e da Lagoona).



E é isto. Se tiverem alguma curiosidade no livro basta perguntar. Mas digo, vale mesmo a pena. Eu gostei bastante. Deu mesmo gosto ao ler. E vocês já leram o livro? Que acharam?

27 comentários:

  1. Não posso esperar que esse livro chegue aqui no Brasil!! Tenho duas perguntas: a Blondie aparece muito? Digo, tem o papel importante? >-< e esse livro é o primeiro de uma série, ou é só ele? Beijos :3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Blondie tem algumas fala, e sem querer ajuda a Raven a abrir uma porta. Mas é isso, mas sim é mencionada várias vezes e o seu animal é um ursinho bebé.
      Sim o livro é o primeiro de uma série, o próximo sai no primeiro trimestre de 2014.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não, infelizmente. A C.A. Cupid simplesmente diz que veio transferida de outra escola :)

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Com certeza estais ansiosa para abrir a Apple e a Briar já que estamos tão próximo do natal não é verdade?Bom natal e um feliz ano novo pra você e que se divirta muito com as suas novas Royals e suas Rebels!!!!!
    bjs de Vanessa!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Voces ja pensaram , se a mae da raven era casada com o avo da apple ela e tia da apple, se o principe charming se casou com a branca de neve o daring e o dexter sao irmaos da apple , se estou certo a estoria de ever after high e bem estranha

    ResponderEliminar
  6. Quais as personagens que tem mais destaque no livro? A Kitty, Cedar e Lizzie aparecem? E aquela personagem que aparece sempre com ovelhas (não me recordo o nome dela) aparece tbm? Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As personagens com mais destaque é mesmo a Raven e a Apple. Depois é a Madeline, o Dexter e a Briar. Sim a Kitty tem umas 4 falas, a Lizzie também tem umas 4 mas é mencionada mais vezes que a Kitty, e a Cedar é mencionada algumas e tem algumas falas, e ajuda numa cena e tem outra divertida. :)
      Não, que me lembre a Bo Peep não é mencionada.

      Eliminar
  7. Onde vc comprou o livro? Adorei principalmente as margens...

    ResponderEliminar
  8. uma pergunta meio atrasada, hm, eu sou brasileira e não entendi muito a forma que falou do Hunter e da Ashlynn, tipo, eles são namorados no livro tbm ? c:
    um beijo ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tal como nos episódios, o Hunter e a Ashlynn namoram, mas ninguém sabe, pois eles são muito mais discretos, mas a Raven pelo final do livro já suspeita. Contudo não há muito sobre eles. Uma vez são encontrados um a seguir ao outro na floresta, e outra vez a Ashlynn quando pede ajuda de um príncipe, vem o Hunter.
      No final do livro, no baile de Legacy Day, eles estão de mãos dadas sem que ninguém veja.

      Eliminar
  9. Cammie VC mora no Brasil,e será que tem esse livro pra comprar na NET?

    ResponderEliminar
  10. Poderia me disser qual é a editora ? Por favor .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A editora é booksmile, a mesma dos diários de um Banana e Vampiro Banana.

      Eliminar
  11. eu queria e ler o livro vou adorar amei tudo principalmente a capa quero ver tambem o da monster hing tixau eu adorei

    ResponderEliminar